05/07/2007

RAÍZES DA MÚSICA PORTUGUESA EM FESTA


A pedido do camarada Abílio Vieira, e com todo o prazer, aqui vai "A Menina Dança":

Uma compilação com artistas nacionais, que visa divulgar e celebrar as nossas raízes de olhos postos no futuro, serve de mote a uma festa a ter lugar no próximo dia 12 de Julho na sala MusicBox (ao Cais do Sodré, em Lisboa).

O evento irá contar com actuações dos O´queStrada e Chuchurumel, ambos presentes em «…A Menina Dança? – New Roots from Portugal» ( http://www.myspace.com/projectoameninadanca ), projecto de edição limitada e não comercial, de autoria da turma de Produção e Marketing Musical da Restart - Escola de Criatividade e Novas Tecnologias.

A noite será ainda animada dupla de DJ's Raízes e Antenas, sendo que a abertura das portas está prevista para as 22:00. A entrada é de seis euros com oferta de uma bebida até metade desse valor.

Texto introdutório da compilação
'...a menina dança? é um projecto editorial que consiste numa compilação de grupos portugueses que partem das suas raízes para construír a sonoridade que os caracteriza, dando assim origem a uma linguagem musical baseada nas tradições mas...com os olhos postos no futuro.
Na enorme textura da música tradicional Portuguesa, sao cada vez mais os projectos que, "...indo convictamente às suas raizes oferecem-nos uma musica própria e fortemente ancorada nas tradições".
Assim, com um pé na tradição e um contacto muito próximo com as novas tendências musicais, estes grupos apresentam uma identidade muito própria onde os sons característicos do imaginário da música tradicional se tornam mais urbanos e globais.
Esta "nova música", pode assim tornar-se, quase que um 'selo' ou marca de um Portugal contemporâneo.
Na verdade, Portugal enquanto país, tem vindo a afirmar-se como marca. A música, não é com certeza, uma excepção. Com estes projectos, assiste-se quase que a uma renovação da marca Portugal, traduzida por esta nova geração de músicos e artistas.
Mais do que uma mera compilação este projecto propõe-se a ser uma pequena montra desta "nova música portuguesa", onde as raizes são revisitadas numa perspectiva de modernidade e contemporaneidade.

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites