18/07/2007

Jazz #1 - Medeski, Martin, Scofield and Wood



O jazz é um dos géneros musicais que mais me entusiasma e, curiosamente, o único que tive de aprender a apreciar. É um género que dá trabalho porque não é feito para ouvidos sensíveis, mas sim para ouvidos que estão abertos a desafios constantes. Desde que os meus tímpanos descobriram a frequência certa, volto ao jazz frequentemente, muitas vezes em disco, mas sobretudo em concertos, onde o jazz assume toda a sua grandeza e eloquência.

Serve esta curta introdução para falar do novo disco de Medeski, Scofield, Martin, and Wood, de seu nome “Out Louder”. Medeski, Martin & Wood já são sobejamente conhecidos desde há 15 anos a esta parte pelo jazz funk que têm vindo a praticar, assente no formato de sucesso baixo, bateria e órgão (o mítico hammond que dá ao som dos MMW um anacronismo futurista maravilhoso).

Recentemente juntaram-se ao guitarrista John Scofield (que soa a qualquer coisa entre um Marc Ribot mais harmónico e um Wes Montgomery intemporal) para criar um disco claramente de fusão, que inclui 12 jams espaciais que alternam o sabor a blues, a soul, a brasileirada, a New Orleans e até a reggae, na versão de "Legalize It" de Peter Tosh que fecha o disco. Uma viagem pelo mundo, com o jazz como timoneiro e com “Miles Behind”, sempre a abrir, como ponto mais alto.

Medeski, Scofield, Martin, and Wood estiveram a semana passada na Casa da Música, no Porto. Mais um que fica para a lista de concertos perdidos. Mas tenho outras jazzadas na calha que reportarei brevemente.

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites