23/07/2007

EST no CCB - A midnight summer’s dream...


A noite nem estava particularmente quente, coisa que aliás te sido rara neste primeiro mês de Verão, mas o concerto do Esbjorn Svensson Trio prometia aquecer o grande auditório do CCB, quanto mais não seja porque a sala estava quase cheia em número, mas a abarrotar de admiradores. E o trio não desiludiu. Num espectáculo previsto para hora e meia, Esbjörn Svensson (piano), Dan Berglund (contrabaixo) e Magnus Öström (bateria) deram um verdadeiro show de 2 horas, com dois encores efusivamente pedidos e correspondidos.

O concerto foi praticamente todo marcado pelo último e excelente “Tuesday Wonderland”, onde o EST apresenta tudo aquilo que é capaz de fazer: o piano forte inspirado em Monk, mas muitas vezes quase-clássico, de Esbjörn Svensson; o contra-baixo mingusiano por vezes, gutural por outras e quase guitarra-eléctrica para arrepio dos puristas de Dan Berglund; a bateria que foi do quase inaudível ao drum’n’bass. Ou seja, três músicos virtuosos que não têm medo de experimentar todos os sons e atravessar todas as fronteiras, coisa que só o jazz e uma experiência conjunta com quase 15 anos permitem fazer. Deu para fechar os olhos e viajar (“The Goldhearted Miner” ou “Sipping On The Solid Ground”). Deu para abrir a mente e disparar (“Goldwrap” ou “Brewery Of Beggars”). O vídeo que se pode ver abaixo, precisamente do tema “Goldwrap” é elucidativo do poder do EST.

Mas o EST não é só música. É uma encenação perfeita de som (apurado ao mais ínfimo pormenor ontem à noite – até a queda de uma agulha se tinha provavelmente ouvido), fumo (quase tanto como num concerto rock), luz (um desenho de luzes perfeito, com encenações particulares que acentuaram na perfeição o dramatismo de cada música), imagem (projecções em background de pormenores dos músicos a tocar, com efeitos especiais subtis mas extremamente marcantes) e alegria. Muita alegria como só se sente num concerto de jazz.

Um excelente aperitivo para os dois próximos concertos de jazz (no Jazz em Agosto da Gulbenkian) para os quais já tenho bilhetes: Nik Bärtsch´s Ronin (dia 4) e Crimetime Orchestra (dia 5). Até lá...

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites