04/10/2007

Galactic Zoo Dossier


Chegou-me hoje às mãos, através do camarada Filipe Leote, um fanzine musical de seu nome Galactic Zoo Dossier, editado pela editora de Chicago Drag City e inspirado na cultura trashada, psicadélica, decadente, garageira e setentona. Um fanzine todo em formato cartoon, com artigos e entrevistas com bandas e músicos que na sua larga maioria são ilustres desconhecidos que ensombraram décadas passadas de rock’n’roll e que hoje continuam na sombraou passaram a glórias passadas. Um tesouro para os melómanos do folk-rock sujo e duro, como eu, à mistura com outra paixão, a banda-desenhada.

Tudo é coerente. Os conteúdos, o grafismo, os desenhos, o espírito. E a música, já que um dos extras do nº7 da Galactic Zoo Dossier, e parece que de todos os números passados deste fanzine, é o CD que torna a aquisição ainda mais imprescindível. Confesso que até para mim a larga maioria dos autores da compilação de 2CD’s e quase 40 temas é completamente desconhecida, mas a audição transporta-me numa viagem “down rock lane” entre o passado (primeiro CD) e o presente (segundo CD), com muito mau som, com muitas estridências e experiências, mas sobretudo com muita alma.

A Galactic Zoo Dossier é uma revista musical sobretudo para coleccionadores, e que até traz uma colecção de cromos da música para a troca (de Marianne Faithfull a Françoise Hardy e de Les Paul a Rowland S. Howard) brilhantemente desenhados. E até há para o menino (Damaged Guitar Gods) e para a menina (Astral Folk Goddesses).

Disponível na Drag City e eventualmente na Ananana.

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites