03/05/2007

Do ceu cairam duas estrelas...

A expectativa era alta, não só relativamente à Joanna Newsom como ao Alasdair Roberts. A situação era a ideal, coma Aula Magna a oferecer o enquadramento ideal para uma suave viagem pela arte de cantar e encantar.

Tudo começou com um gigante escocês de quase dois metros, acompanhado por uma guitarra mágica e uma voz com um sotaque tão cerrado que até arrepia. Cantou meia dúzia de canções e desapareceu como apareceu, na penumbra dos bosques britânicos, na companhia de elfos e duendes, deixando atrás de si um rasto de folk escocesa (só me apetecia uma pint...), com ponto alto na versão da canção tradicional "Barbara Allen". Recentemente editou "Ambers Gatherers", mas o anterior "No earthly Man" continua a ser a minha referência. Um disco e um músico que urge descobrir.

Depois chegou a harpista. É pena que por sermos um país de terceiro mundo, não tenhamos tido direito à orquestra que tem acompanhado Joanna Newsom em alguns concerros europeus. Basta pensar no disco "Ys" e nos arranjos do mestre Van Dyke Parks para ficar com água na boca. Mas de qualquer maneira, Newsom veio a Lisboa muito bem acompanhada, com um percussionista, uma violinista e um bandolinista (???). O concerto foi muito variado, percorrendo temas dos dois discos da autora, mas também do mais recente EP, "Joanna Newsom and the Ys Street Band". A banda dá de facto outro alcance à harpa mágica e à voz enigmática e errática de Joanna Newsom, mas o contraponto entre temas mais ritmados e os solos para voz e harpa mantiveram a continuidade do espectáculo e asseguraram os altos e baixos necessários para prender a atenção do público. Público esse que se rendeu desde o início, numa Aula Magna composta, mas longe de cheia. Se Pensarmos que a rapariga tem apenas 25 aninhos, onde é que isto poderá parar? Só espero que Joanna Newsom não se torne num fenómeno efémero, porque tem tudo para não se tornar. A humildade que revelou ontem é um bom augúrio para a monumentalidade que consegue atingir, não só emn palco como também em disco.

Tive a oportunidade de registar algumas canções, tanto de Alsdair Roberts como de Joanna Newsom, em video. Brevemente terei o prazer de as divulgar aqui.

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites