23/11/2007

Ananana #6 - Drag City


Six Organs of Admittance
"Shelter From The Ash"
2007 - Drag City

Os Six Organs of Admittance são cada vez mais a forma de Ben Chasny demonstrar a sua genialidade, a qual se pode manifestar em polos tão díspares como Current 93 e Comets On Fire. Se a costela folk e experimental começou por ser a sua imagem de marca, a faceta sónica tem vindo à tona e os seus discos surgem cada vez mais coesos e intensos. "Shelter From The Ash" é a combinação perfeita destes dois universos paralelos, com a novidade acrescida de que o disco tem um sabor extra a banda, a que não é alheia a participação de músicos ilustres como Elisa Ambrogio (Magik Markers), Tim Green (Fucking Champs), Noel Harmonson (Comets on Fire) e Matt Sweeney (Chavez, Zwan, Superwolf). Sabor extra que se sente em temas como “Coming To Get You” ou "Shelter From The Ash", mas também na intimidade do maravilhoso dueto de Ambrogio e Chasny em “Strangled Road”. Três adjectivos e uma constatação descrevem este disco: melodioso, impetuoso e brilhante; sério candidato a disco do ano.


Randall of Nazareth,
"Randall of Nazareth,"
2007 - Drag City
É preciso ter coragem para fazer um disco com o título Randall of Nazareth, mesmo que o primeiro nome do artista seja Randall e mesmo que ele seja originário de Nazareth, Pennsylvania. Religiosidades à parte, “Randall of Nazareth” é o primeiro disco a solo de Randall Huth, membro dos Pearls & Brass. Se estes são um power trio claramente inspirado no rock dos anos 70 (Led Zeppelin e Blue Cheer), o primeiro é um folk bêbado que tresanda ao Devendra Banhart dos primeiros tempos e ao John Fahey de todos os tempos. Em 8 canções e 30 minutos gravados em casa, Huth não só se revela um bardo inspirado, como deixa transparecer todo o intimismo de uma gravação caseira: respirações, tosse, instrumentos que caem e falsos começos. Pelo que o que começou como um disco de um músico em férias da sua banda, acaba numa muito interessante experiência de red-neck folk-blues, com ponto alto no excelente “Ballad of a Sorry Lonely Breaking Man”. A ouvir na companhia de um bom bourbon.

Concentrick
“Aluminum Lake”
2007 - Drag City

Os Concentrick são o projecto pessoal de Tim Green, músico essencialmente de estúdio, membro dos Fucking Champs e inspirado pela demência hipnótica de uns Psychic TV e pelo art-rock alemão dos Cluster. Mas se os seus álbuns são integralmente instrumentais e compostos a partir da electrónica, o sabor que fica deste “Aluminum Lake”, acabado de editar na Drag City, 5 anos depois do último disco, é um sabor a pós-rock, que marca o início do álbum. A surpresa chega quando, ao terceiro tema, de seu nome “White Bear,” se instala um rock mais musculado e cheio de referências ao rock pesado dos anos 70, com os riffs a dominar a cena e um claro enquadramento na nova cena do metal, com Pelican e Red Sparowes à cabeça, mas também muito inspirado no power-rock dos Trans Am. A fase final de “Aluminum Lake” volta a ser marcada pelo prog-rock que tem sido desde sempre a imagem de marca deste side-project dos Fucking Champs. Em suma, este é um disco curto e despretensioso, mas que por vezes tem laivos épicos. Uma agradável viagem.

Discos disponíveis na Ananana

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites