21/09/2007

Ananana #4: The Dead C - "Future Artists"


Se os Sonic Youth são os mestres do noise sónico do hemisfério norte, os Dead C são os do hemisfério sul, mais concretamente da Nova Zelândia. Compostos por Bruce Russell (guitarra), Michael Morley (guitarra e electrónica) e Robbie Yeats (bateria), os Dead C são uns ilustres desconhecidos desde 1986, o que os tornou alvo de um culto acérrimo, nomeadamente dos acima mencionados Sonic Youth, sobretudo a partir do muito celebrado álbum de 1992, "Harsh 70's Reality". Este estatuto de culto acentuou-se com a raridade dos concertos da banda fora da Nova Zelândia. Só tocaram pela primeira vez nos EUA em 2002, no All Tomorrow Parties, a convite dos Sonic Youth (mais uma vez...), e na Europa em 2004.

Este ano, depois de um interregno de 4 anos e de uma extensa discografia culminando numa compilação de 18 anos de história, simbolicamente intitulada "Vain Erudite and Stupid: Selected Works 1987-2005", os Dead C regressam ao mundo dos vivos com um novo disco. Um álbum revelador de uma certa maturidade, querendo com isto dizer que o experimentalismo se sobrepõe ao noise, talvez porque a electrónica, os samples e os drones são cada vez mais frequentes na sua música. Para uns, a utilização destes novos elementos pode parecer um desvirtuar do lo-fi que fez dos Dead C um ícone do noise-rock contemporâneo. Para outros poderá ser um sinal dos tempos e de que ninguém pode, nem deve, ignorar a inovação.

A verdade é que a electricidade continua a ser o principal tónico da música dos Dead C, talvez com mais estática e menos feedback. Mas certamente não é agora, com mais de 20 anos de experiência e provas dadas, que eles vão receber lições de moral de ninguém. Porque se hoje podemos ter Wolf Eyes, Sightings ou Mouthus - só para referir alguns e sem qualquer demérito para todos eles -, aos Dead C vamos tê-los para sempre. E as 5 longas esculturas sonoras de "Future Artists" representam o caminho que estes neo-zelandeses escolheram para trilhar as suas dissonâncias, com os 17 minutos de obscuridade eléctrica de "Eternity" a marcar o compasso. Tudo razões para crer que existe futuro para os Dead C.

Disco disponível na Ananana
The Dead C
“Future Artists”
2007 – Ba Da Bing!

1 comentário:

Mau Conselho disse...

gostei do blog principalmente pq é a 3a.pessoa que eu conheço q gosta dessa banda.

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites