05/02/2007

Banda sonora para o passado ao volante de um Volkswagen Polo

Recentemente, e por motivos de ordem familiar (isto de ter filhos e de ter de os levar todos os dias à escola através da cidade tem muito que se lhe diga...), vi-me na necessidade de pedir emprestado à minha irmã e ao meu cunhado um velho tesouro de 4 rodas e 14 anos que eles têm estacionado à porta de casa e que estava tristemente em desuso: um Volkswagen Polo azul escuro, de 1993 (daqueles tipo carrinha). O facto não tem nada de extraordinário para o comum dos mortais, mas para mim representa um memorável regresso ao passado. O meu primeiro carro, corria o ano de 1992, foi precisamente um Volkswagen Polo, exactamente o mesmo modelo que ando a conduzir agora, mas branco. Além disso, já lá mais para 1997, tive outra aventura com um Volkswagen Polo, desta vez preto, que me viajou por 3000 km em Marrocos. Como se pode ver, a minha vida está marcada por este modelo, e é com enorme prazer que me encontro actualmente e novamente às voltas com ele, sem direcção assistida e com muitas vibrações a cada alto ou baixo da estrada. Mas esta viagem "down memory lane" não acaba aqui. O fascínio pelo Volkswagen Polo azul escuro aumentou quando me deparei com um leitor de K7's (objecto que já tinha caído no meu esquecimento musical) que só reproduz som na coluna do lado direito, já que a outra expirou de vez. E aumentou mais ainda quando, ao vasculhar as K7´s que a minha irmã e o meu cunhado tinham "perdidas" no porta-luvas, encontrei algumas pérolas que me fizeram sentir ainda mais nostálgico. Sons que praticamente eu já só guardava num canto recôndito da memória, mas que dei por mim a trautear, e mesmo a cantar de fio a pavio, como se os tivesse ouvido ainda ontem e não há mais de 10 anos. Uma K7 tocou-me partciularmente. Uma K7 gravada pela minha irmã, nos tempos em que partilhávamos tudo o que era música fora do normal, mas também nos tempos em que eu vibrava com sonoridades mais obscuras, que iam da 4AD à Durtro e da Crammed Discs à Mute Records. Aqui vai o alinhamento:

LADO A
O Yuki Conjugate - Peyote
Boyd Rice & Friends - I'd Rather Be Your Enemy
Current 93 - Lament For Her
This Mortal Coil - Tarantula
The World Of Skin - Mistery of Faith
Swans - Love Will Tear Us Apart
Death In June - She Said Destroy
Current 93 - Fields Of Rape (Sightless Return)
Current 93 - Since Yesterday
This Mortal Coil - You and Your Sister
Death In June - Leper Lord
Laibach - The Great Seal

LADO B
Roberto Musci e Giovanni Venosta
Dead Can Dance - Saltarello
Dead Can Dance - Radharc
In The Nursery - The Outsider
Coil - Keelhauler
Jean-Marc Zelwer - Foire a Kamenka
Death In June - Hollows of Devotion
Current 93 - Merry-Go-Round and Around
Controlled Bleeding - A Silken Barb
Controlled Bleeding - A Peacock (Music for Four Guitars)
Aksak Maboul - Odessa
Nick Cave and The Bad Seeds - Lucy
The Wolfgsng Press - Mama Told Me Not To Come

Por tudo isto, se virem um gajo a subir e descer pelas ruas de Lisboa, nomeadamente de manhã, no percurso entre a Estefânia, a Estrela e o Areeiro num Volkswagen Polo azul escuro, é bem provável que seja eu a ouvir esta K7. É favor não incomodar, nem apitar porque vou a ouvir o meu passado em estado zen. Obrigado.

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites