07/02/2007

1, 2, 3! It’s the Ramones!


Confesso que nunca fui grande fã dos Ramones. O hardcore e o rock puro e duro sempre me entusiasmou mais do que o punk rock. No mês passado, por inerência da minha vida profissional, estava ver um anuário de design de 2006 e qual não foi o meu espanto quando me deparei com a apresentação de uma caixa com um aspecto fabuloso dedicada aos Ramones. Um aspecto ainda mais fabuloso quanto o conceito da caixa é a banda-desenhada, mais especificamente o universo fantástico das Weird Tales. A caixa prometia, com 85 canções em 3 CD’s, compiladas por Johnny Ramone antes da sua morte em 2004; 18 vídeos em formato DVD; e uma graphic novel de 52 páginas ilustrada por 25 artistas, entre os quais se incluem Sergio Aragones, Bill Stout, Bill Griffith, Xaime Hernandez, Carol Lay, ou Matt Groening, com imagens tridimensionais e tudo. Até tem uns daqueles óculos para ver 3D.

Se os Ramones podem se acusados de muita coisa (usar sempre os mesmos acordes, ter os piores penteados da história do rock, contar com um total de 2263 concertos, ter uma canção dedicada ao Homem Aranha, etc...) a verdade é que sempre se souberam vender muito bem (esta caixa é o exemplo acabado) e vão figurar para sempre nos anais do rock. Ou pelo menos nas mentes dos muitos que foram adolescentes básicos nos anos 70 e 80.

À editora Rhino os meus parabéns, não só porque produziram uma peça fundamental para compreender historicamente os Ramones, como o fizeram com um embrulho que apetece comprar só de olhar. Até para quem não era fã. Um exemplo a seguir por outras editoras, porque são edições destas que valem a pena comprar e não piratear.

Para rir e abanar o capacete (é para isso que serve fundamentalmente a música dos Ramones) aqui fica um dos 18 vídeos do DVD (“Merry Christmas”).

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites