26/01/2007

MEMORIAL DO CONCERTO #3 - Bonnie Prince Billy na Zé dos Bois

No dia 25 de Março de 2001 cumpri um desejo que se avolumava desde 1997, quando comprei o meu primeiro disco de Bonnie Prince Billy , o injustamente esquecido “Joya” e único álbum que o músico assinou com o seu nome de nascimento, Will Oldham. Quando soube do concerto, cheguei extasiado a casa a contar a boa nova à minha mulher, também ela fã do melhor songwriter do mundo. E lembrei-me de desafiar o cunhado Carlos para um concerto que sei que foi o momento em que também ele se rendeu aos encantos de Bonnie Prince Billy. O espaço estava (como sempre aconrtece na ZDB) irrespirável. O concerto foi uma catarse de country rock, inspirado entre dois discos completamente seminais, “I See A Darkness” e “Ease Down The Road”, com uma energia naturalmente muito superior à dos discos. Eu, a minha mulher e o meu cunhado fartámo-nos de cantar, aplaudir e berrar perante a festa que nos foi proporcionada. A única coisa que me incomodou foi mais uma vez a manifestação daquele espírito intelectualóide de muitas pessoas da nossa praça, que vão para um concerto contemplar a sua imbecilidade, em vez de sentirem a música e emocionarem-se com ela. E é de facto difícil não nos emocionarmos com a música de uma personagem que é, como diz o cunhado Carlos, “um poeta que fode”. E só quem não tem sentimentos consegue ficar impávido e sereno num concerto daqueles. Se calhar é a postura que há que manter. Muita gente nem sequer deu pela presença (discreta sim) de David Pajo no palco, o mesmo que assinou um dos melhores, se não mesmo o melhor disco de 2006: PAJO - “1968”. A Zé dos Bois tem destas coisas: é um espaço impensável para concertos, mas de facto há uma magia muito especial nos concertos vividos em salas mínimas e em cima do palco (que nem sequer existe) e dos músicos. Se bem me lembro, "Just To See My Holly Home" foi um dos momentos altos da noite. Deixo aqui um vídeo desta música. Reparem como o Will Oldham tem cara de esquilo.

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites