11/01/2007

MEMORIAL DO CONCERTO #1 - nomeansno


Em 2004, durante o frenesim impossível do Europeu de futebol em Portugal, eu e a minha senhora decidimos ir passear daqui para fora. A oportunidade de ir a Praga surgiu por meia dúzia de patacos e como era uma das nossas viagens de sonho, nem pensámos duas vezes. Como faço sempre que viajo para uma grande cidade, antes de partir vou à procura dos concertos que vão acontecer por lá. E para surpresa minha quem é que ia tocar a Praga no dia 20 de Junho de 2004, no Lucerna Bar? Nem mais nem menos que os nomeansno, uma banda que deu direito a muitas moxes na adolescência dos anos 80 e cujo disco "Wrong" ainda hoje está na minha lista de melhores discos punk-rock-hardcore de sempre (estou a ouvir neste momento o mais recente disco da banda, de 2006, "All Roads Lead To Ausfahrt"). Lá convenci a minha senhora a alinhar no concerto (o que vale é que ela alinha sempre), mas quando chegámos à porta um gajo mal encarado disse-nos que já estava esgotado. Como bom português, fiz o choradinho que vinhamos de longe e que queríamos tanto, mas tanto, ver o concerto... E para nosso espanto o homem arranjou-nos bilhetes que pagámos ao preço que ele fez, sem questionar. A porta abriu-se e começámos a descer umas escadas em direcção a umas catacumbas, cheias de gente e fumo de todas as qualidades. Gajos com cristas e gajas cheias de piercings completavam o quadro de uma sala que mais parecia um cabaret. O cenário ideal para "one, two, three!" os nomeansno. O concerto passou num ápice, com a cabeça sempre a abanar (a minha e todas as outras cabeças checas) e muito cantarolar (até me lembrava das canções e tudo!). Foi um concerto suado, de pura energia non-stop, completamente contrastante com aquela maravilhosa cidade romântica e intemporal. E por isso mesmo foi completamente inesquecível. Saímos da sala para saber que Portugal tinha ganho à Espanha por 1-0. Por mim até podia ter perdido, porque perdidos já estávamos nos com a bomba que foi este concerto. Decidimos caminhar noite fora pelas ruas de Praga em êxtase. Podíamos perfeitamente ter ido ver a seguir a casa onde Mozart compôs as notas finais de Don Giovanni ou um espectáculo de música klezmer, como o fizémos, mas noutro dia. São estes contrastes que tornam a vida interessante e que me fizeram começar este blog.

Sem comentários:

 
Directory of Music Blogs Blog Directory Add to Technorati Favorites